VISITA DE ESTUDO - TURMAS 11.º 3 E 12.º 2
No dia 5 de novembro de 2024, as turmas 11.º 3 e 12.º 2 participaram numa visita de estudo no âmbito das disciplinas de Geografia A, História A e Geografia C.
Na parte da manhã, as duas turmas tiveram o privilégio de visitar o Museu Monte Palace, nos seus diversos espaços, acompanhadas pela guia do Museu (Sra Lúcia) que, de forma breve, procurou mostrar a rica História que ali se pode contar. O Museu alberga uma abundante coleção de plantas exóticas e uma coleção de minerais provenientes dos quatro cantos do Mundo. Uma das características mais interessantes do jardim Monte Palace Madeira é a existência de uma grande coleção de painéis de azulejos colocados ao longo dos passeios. Esta coleção é considerada uma das maiores e ricas coleções do país depois da do Museu Nacional do Azulejo. Os exemplares em exibição são representativos das decorações usadas em várias épocas e retratam acontecimentos religiosos, sociais e culturais marcantes à época e referências incontornáveis da nossa História.
No turno da tarde, os alunos da turma 12.º2, foram assistir ao filme português, Vive e deixa andar, do realizador Miguel Cadilhe. Sabendo que a turma iria assistir ao filme, e estando na Região Autónoma da Madeira, o ator Dinarte de Freitas (que no filme assume o personagem Quintino), fez questão de receber os alunos e explicar alguns dos pormenores a que iriam assistir e “apresentar” o restante elenco. Foi um grande privilégio termos tido esta oportunidade de ouvir falar, na 1.ª pessoa, um dos atores madeirenses (atualmente a viver e a trabalhar nos EUA) que enobrece esta comédia portuguesa.
Já a turma 11.º 3, no âmbito da disciplina de Geografia A, no turno da tarde, realizou a visita ao Centro da Banana da Madeira - BAM, um espaço representativo de um dos principais produtos agrícolas regionais, com grande importância para a balança comercial madeirense. Localizado no Lugar de Baixo (Ponta do Sol), o BAM ofereceu uma experiência sensorial e completa da produção da Banana da Madeira. Neste espaço apuraram-se os 5 sentidos, deixou-se a imaginação fluir e descobriu-se a história e a cultura da Banana da Madeira, através dos olhos da arte, com recurso a hologramas, instalações imersivas, fotografias e campos de cultivo experimentais de diferentes tipos de banana, como a azul, a prata e a cavendish.
Foi um dia muito profícuo, cheio de aprendizagens. Na verdadeira aceção, uma sala de aula ao ar livre.
Agradecemos à Câmara Municipal de Santana a disponibilidade do transporte para a concretização desta visita de estudo.
As professoras,
Elisabete Ascensão
Margarida Gomes
Vera Santos