Covid 19
Uma viagem de sonho aos EUA
Data: 2024-11-07 Visualizações: 147

Uma viagem de sonho aos EUA

Publicamos o testemunho do aluno Diogo Mendonça da turma 1 do 11.º ano, que participou em outubro passado numa viagem aos Estados Unidos da América, resultante da conquista do Prémio Atlântico Junior.

Testemunho:

“Uma viagem de sonho aos EUA”

No ano letivo transato, juntamente com os meus colegas do 12.º ano, Carla Caldeira, Lucas Dória, Mariana Figueira e Rodrigo Pinto, no âmbito do concurso nacional “Prémio Atlântico Júnior”, desenvolvemos um projeto científico intitulado “Biofiltração inovadora, resíduos de bananeira protetores do oceano”, sob orientação da docente Ângela Morais. Este projeto tinha como principal objetivo construir um protótipo a partir da reutilização de materiais, no qual pudéssemos incorporar biofiltros produzidos a partir de resíduos da bananeira e exopolímeros de microalgas, para serem testados na filtração de águas residuais. 

Com muitas horas despendidas no laboratório, conseguimos obter resultados muito fiáveis e satisfatórios, o que nos valeu um lugar na final, junto com os 20 melhores projetos a nível nacional. No dia 6 de junho defendemos o nosso projeto no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa perante o júri do concurso e restantes finalistas e conseguimos alcançar um lugar no pódio, que apenas seria revelado no mês seguinte. Era dia 1 de julho, estávamos novamente em Lisboa, desta vez na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, acompanhava-nos a Presidente do Conselho Executivo da nossa Escola e o Presidente da Câmara Municipal de Santana, aguardávamos ansiosamente pela entrega de prémios. Após nova apresentação do projeto, foi com grande surpresa que conquistámos o 1.º lugar, vencendo uma viagem a Boston, EUA, e 2000€ para a escola desenvolver e melhorar projetos científicos. 

No passado dia 7 de outubro, embarcamos na tão desejada viagem. Tudo parecia um sonho. Passadas várias horas no aeroporto e no avião, chegámos, finalmente, a Boston nos EUA, onde fomos recebidos pela presidente da FLAD, organizadora do concurso, e o Doutor Greg Ferreira, um representante da BSU (Bridgewater State University). Nesse dia só visitamos o campus da universidade e a nossa residência, a Barry House. Jantámos e ficamos impressionados pela dimensão de tudo, desde o campus da BSU até à casa oficial do Presidente da Universidade, onde ficamos alojados.

Ao longo da nossa viagem de uma semana, vimos de tudo e todas estas experiências fizeram-nos abrir os nossos horizontes e aprender imenso sobre diversas áreas. Vimos as melhores universidades do mundo (MIT, Harvard) e até convivemos com alunos dessas instituições, sendo um deles português. Para além disso, visitámos a State House, onde fomos recebidos pelos Senadores do estado de Massachussets que nos falaram da sua profissão e histórias de vida e nos presentearam com um voto de louvor. Ainda tivemos a oportunidade de ver vários museus sobre a história dos EUA e aprender sobre a mesma. Conhecemos diversas cidades (New Bedford, New Port, Taunton, Fall River,…), convivemos com vários portugueses, nomeadamente grupos de madeirenses e açorianos, que nos receberam como reis. Ofereceram-nos magníficos jantares, lembranças, diversão e memórias inesquecíveis.

O programa também contemplou a área da ciência, como a visita ao Museu da Ciência em Boston, o Instituto Oceanográfico e Laboratório de Biologia Marinha em Woods Hole, onde pudemos tocar num prémio nobel e em livros que serviram de base às investigações de alguns cientistas que desenvolveram os seus estudos neste laboratório, ganhando prémios Nobel. Tivemos, ainda, a oportunidade de contactar com os jovens da nossa idade nos EUA, visitando a High School de Tauton, onde assistimos a um jogo de futebol americano, com as cherleadears a apoiarem a equipa e a banda de música a animar o intervalo. Foi algo mesmo incrível e impressionante, igualzinho aos filmes. 

Visitar o estado de Massachussets em outubro ainda tornou a nossa viagem mais marcante, pois observmos paisagens exuberantes com árvores com tons outonais que nos encheram o olhar, para além das decorações de Halloween de muitas habitações tipicamente americanas. Proporcionaram-nos tantas atividades diversificadas, que nem conseguimos definir o que nos marcou mais. 

Esta viagem ainda parece um sonho, algo tão incrível e surpreendente que nem parece ter sido real. Superou expectativas! As pessoas foram todas muito simpáticas e receberam-nos de forma muito calorosa. Jamais esqueceremos as vivências que esta viagem nos proporcionou, algo que mudou a maneira de ver as coisas, nos enriqueceu imenso, nos provocou ainda mais curiosidade científica e, acima de tudo, fez-nos acreditar que tudo é possível, se nos esforçarmos. Não é suficiente agradecer a todos os que tornaram esta viagem possível, foi algo realmente perfeito.

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.