Covid 19
Concurso Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Data: 2024-06-09 Visualizações: 550

Concurso Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Maria Eduarda Mendes Teixeira, da turma 11.º2, da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, conquista o 3.º prémio no Concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.

O concurso “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, instituído pelo Gabinete do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, tem por objetivo associar os alunos do 9.º ano de escolaridade e do ensino secundário, dos cursos gerais ou profissionalizantes, às comemorações do dia 10 de junho e destina-se a premiar os melhores textos individuais, relativos às temáticas evocadas nesta efeméride, escritos por alunos que frequentem qualquer estabelecimento de ensino básico, secundário ou profissional, da rede pública e privada, da Região Autónoma da Madeira.

No presente ano letivo, foram apresentados os textos de duas alunas da nossa escola, da turma 11.º 2: o texto da Maria Eduarda, intitulado “O meu avô lia Camões!, e o texto da Nádia Maria Freitas Ornelas, “Sou portuguesa…”.

O texto da Eduarda Teixeira conquistou o 3.º lugar e, no passado sábado, dia 8 de junho, em cerimónia pública, os textos premiados foram lidos pelos seus autores perante uma ilustre assembleia de convidados, membros do júri (três personalidades de reconhecido mérito do meio cultural madeirense, designados pelo Representante da República para a Madeira), representantes dos órgãos de gestão das escolas premiadas, professores e familiares. 

Disponibilizamos, em vídeo e em reportagem fotográfica, os principais momentos da cerimónia pública de entrega de prémios.

Fica um agradecimento, muito especial, às duas alunas que aceitaram o desafio de se associar às celebrações do dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, dia em que se comemora o país, o nosso maior poeta e a diáspora. Este é o dia em que nos sentimos como Nação, como uma Pátria una, como um único Povo - independentemente do local onde nos encontramos – simbolicamente representados em Camões.

 

A professora,

Elisabete Ascensão

 

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.