Covid 19
Memorial do Convento
Data: 2017-03-28 Visualizações: 467

Memorial do Convento

A Associação Teatro Educação esteve presente na nossa escola, no dia 28 de março, trazendo-nos até nós a peça de teatro intitulada “Memorial do Convento”, baseada na obra homónima de José Saramago, a qual é trabalhada, no âmbito da disciplina de Português, pelos alunos de 12.º ano.

O referido espetáculo decorreu no anfiteatro, entre as 8:30 e as 10 horas, tendo contado com a presença das três turmas de 12.º ano. Na verdade, as mesmas não se limitaram a assistir, uma vez que quatro alunos foram convidados a integrar o elenco da própria peça, ao que gentilmente acederam, com desempenhos dignos de menção.

A representação mostrou-se bastante rigorosa em relação ao texto original, com uma seleção criteriosa dos momentos a exibir, envoltos em diferentes suportes de transmissão. Sem dúvida, uma obra exigente em termos de adaptação teatral, que impôs à plateia um acompanhamento disciplinado e de perfil reflexivo, maioritariamente conseguido.

A ATE (Associação Teatro Educação), que está sediada no Porto, incentiva a leitura através das histórias que encena, principalmente na promoção de obras que constam do Plano Nacional de Leitura, como as peças “Os Maias” e, por exemplo, “Memorial do Convento”.

Neste sentido, promover a vinda de grupos teatrais à escola continua a ser de extrema importância para o enriquecimento artístico neste contexto educativo, bem como enquanto complemento valorativo às aprendizagens em sala de aula.

 

Hélder Teixeira

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.