Covid 19
Palestra sobre O 25 DE ABRIL DE 1974
Data: 2023-11-15 Visualizações: 503

Palestra sobre O 25 DE ABRIL DE 1974

“O conhecimento liberta” 

  

Enquadrada nas comemorações dos “50 anos do 25 de abril de 1974”, o grupo de História proporcionou aos alunos, das turmas 12.º 3 e 9.º1, uma palestra sobre o tema, com o professor Francisco Cantanhede. 

 

Francisco Cantanhede é licenciado em Ciências Históricas e, durante mais de 25 anos, foi professor de História e Geografia de Portugal (2.º ciclo) e de História (3.º ciclo). É autor de manuais escolares há quase 30 anos, formador de professores no âmbito da didática da História, colabora com o Jornal O Setubalense – Diário da Região com artigos de opinião, participa em colóquios sobre Educação e, sempre que pode, participa em comunicações em escolas básicas e secundárias, nomeadamente sobre o “Estado Novo” e o “25 de abril de 1974”. Em dezembro de 2019 publicou um livro intitulado: O cavador que lia livros no tempo de Salazar. 

 

Num tom muito humanista e munido de um conjunto de fontes históricas únicas, proporcionou aos nossos jovens um “encontro” com a História contada na primeira pessoa. O conjunto fotográfico que partilhou foram o mote perfeito para enquadrar o tema e comparar, o passado com o presente, a ditadura com a democracia.

 

Foi, sem dúvida, uma lição de História e de Cidadania onde os valores da liberdade falaram mais alto.

 

Foi com muito agrado que recebemos o professor Francisco, mais uma vez, na nossa escola, para falar com os nossos alunos sobre a temática do 25 de abril, um tema que lhe diz tanto por ter vivido e participado em alguns dos momentos mais marcantes da Revolução que permitiu a passagem do autoritarismo à democracia em Portugal.  

Um bem-haja, professor Francisco! 

 

O grupo de História

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.