Covid 19
Vencedores do prémio europeu da Bioeconomia apresentam projeto em Bruxelas
Data: 2023-09-07 Visualizações: 557

Vencedores do prémio europeu da Bioeconomia apresentam projeto em Bruxelas

Os alunos Lucas Dória e Tiago Vieira da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral - Santana, vencedores do prémio Europeu da Bioeconomia em 2022 no EUCYs que decorreu em Leiden - Holanda vão apresentar o projeto premiado pela Circular Bio-Based Europe, a vários representantes da União Europeia em Bruxelas, numa visita que decorre de 4 a 8 de setembro.
O projeto vencedor intitulado "utilização da pasta celulósica da bananeira na remoção de microplásticos de águas contaminadas", desenvolvido sob orientação da docente Ângela Morais e com o apoio científico da Professora Doutora Nereida Cordeiro e da Mestre Marisa Faria da UMa, teve como objetivo produzir biofiltros simples a partir da pasta celulósica da bananeira, assim como biofiltros nanomodificados com exopolímeros provenientes de microalgas e bactérias, e testar a sua eficiência na retenção de microplásticos (MPs). Comprovou-se que estes biofiltros poderão constituir uma alternativa ecológica aos filtros comerciais, minimizando-se a libertação de MPs no ambiente e valorizando-se um resíduo muito abundante na ilha da Madeira.
É muito prestigiante para Portugal, Madeira e Santana o reconhecimento do trabalho desenvolvido por estes alunos, através da atribuição deste prémio internacional, sendo o projeto apresentado no Parlamento Europeu no próximo dia 7 de setembro.
 
A professora Ângela Morais

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.