
Cuida de mim - animais
Longe lá vai o tempo em que estudar os animais se fazia nas bibliotecas, através de enormes enciclopédias e, os programas da vida animal de domingo de manhã, eram os que faziam as delícias dos mais curiosos.
Com a evolução dos tempos, conseguimos ter acesso, a qualquer momento, às mais variadas informações sobre o reino animal: imagens, revistas, livros, vídeos; jogos… uma panóplia de instrumentos acessível a todos.
Apesar de toda esta evolução, continua a ser no toque, no experimentar e no sentir, que o animal e o homem mais se “aproximam”.
O projeto “Cuida de Mim – Animais" teve como objetivo construir uma “Escola mais inclusiva”, que permitisse a todos os alunos, sem exceção, conhecer o mundo animal ao vivo. Todos puderam ouvir sons diversos, sentir cheiros característicos, experimentar o toque, observar hábitos e analisar características dos diversos animais apresentados no próprio recreio da escola. Num dia que mais do que divertido, foi envolvente: ouviram-se sorrisos, gargalhadas; observaram-se rostos que manifestaram curiosidade, espanto, admiração, um brilho diferente no olhar, ... e todos aprenderam mais...
Temas como a proteção animal, a sustentabilidade e a conservação e preservação da natureza estiveram presentes nas palestras proferidas pela veterinária, Dr.ª Tânia Freitas, e pelo Tratador, Sr. Tiago Cardoso (Tfalcon).
A riqueza deste projeto assentou na interdisciplinaridade aplicada, desde a educação tecnológica, orientada pelo professor Marco Magalhães, com o planeamento e construção do curral, às Ciências Naturais, sob orientação do professor Rui Santos, com o estudo aprofundado dos animais. Passou ainda pela olaria, com os artesãos Eda Monteiro e David Monteiro, e pela matemática, com o estudo estatístico dos animais exóticos. Finalmente, também através da cidadania e inclusão incitada pela equipa de Educação Especial, que coordenou o projeto e envolveu todos nesta experiência com o maior proveito possível.
Equipa de Educação Especial e professor Rui Santos