
Burnout – O que é e como prevenir? - 26 de maio
Concluindo o plano traçado, para o presente ano letivo, no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento, enquadrado na temática: “Saúde Comunitária – Antes prevenir do que remediar”, foi proporcionada à turma 12.º 2 uma ação de sensibilização sobre o Burnout. A preletora foi a engenheira Lizette Carôto, formada em Engenharia eletrónica e telecomunicações pela Universidade da Madeira, ex-aluna da nossa escola e autora do livro Virar a Página, publicado em abril de 2023.
A preletora, para além de ter explicado o que é o Burnout, possíveis causas e efeitos, focou muito o seu discurso na prevenção, fazendo referência a possíveis estratégias para evitar a exaustão extrema, física e mental. O Síndrome de Burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma sobrecarga ou excesso de trabalho. A palavra Burnout vem do inglês e significa “queimar até ao fim”. Trata-se, portanto, de um esgotamento físico e mental decorrente de uma vida profissional desgastante e sobrecarregada, que incapacita o indivíduo de desempenhar tarefas quotidianas tais como trabalhar. Podemos dizer que o Burnout é uma resposta complexa ao stress profissional prolongado ou crónico. Os sinais de alerta e os sintomas mais comuns foram também referidos, assim como as diferentes formas de tratamento.
A turma agradece a colaboração da Engenheira Lizette Carôto na dinamização desta sessão e no debate que proporcionou à volta da Saúde Mental enquanto dimensão de Saúde Pública. Descansar e usar tempo livre para fazer coisas agradáveis fora do trabalho, fora da escola, procurar o apoio da família e amigos, praticar exercício físico, assumem-se como estratégias importantes para o combate e para a recuperação do Burnout. Conforme refere a psicóloga Patricia Cassol Eickhoff: “Cuidar do corpo e da mente, não é uma questão de vaidade e sim de responsabilidade”.
A DT,
Elisabete Ascensão